O que é somatotipo e como isso influencia no treino e dieta?

O somatotipo de uma pessoa é um tipo de corpo determinado geneticamente que depende da velocidade e peculiaridades do metabolismo, suscetibilidade a doenças e diferenças psicofisiológicas de temperamento, que Hipócrates dividiu em 4 grupos: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. Os médicos trabalham na tipologia dos somatotipos há milhares de anos. Listaremos apenas as gradações físicas mais usadas hoje entre fisiologistas e médicos.

 

Entre atletas, médicos do esporte e fisiologistas, é comum usar a tipologia do professor de Harvard William Sheldon, que em 1940 distinguiu 3 somatotipos – ectomorfo, mesomorfo, endomorfo. Em 1954, foram compilados atlas especiais, com base nos quais um adulto pode ser atribuído a um desses somatotipos. Tendo determinado seu tipo de corpo de acordo com Sheldon, você pode descobrir qual sistema de comportamento alimentar e esquema de treinamento é melhor para você obter resultados máximos no fisiculturismo.

 

Treinamento mesomorfo

Um mesomorfo ganhará massa muscular com a ajuda de qualquer tipo de programa de treinamento, respeitando o princípio da carga progressiva, para que possa experimentar com segurança e escolher o que mais gosta.

 

Dieta endomorfa

Para obter melhores resultados, os endomorfos devem seguir estas dicas:

 

  • reduza o conteúdo calórico do cardápio diário, mas ligeiramente;
  • evitar fome ou dietas rigorosas;
  • coma pequenas porções iguais em volume e conteúdo calórico ao longo do dia;
  • desista de junk food, fast food e comida de rua;
  • enriquecer o cardápio com proteínas de carnes magras e peixes, vegetais com grande quantidade de fibras;
  • limitar carboidratos e álcool.

No período de ganho de peso, para compensar a dieta de carne, inclua uma das proteínas do soro no cardápio.

 

Se voce quiser saber mais detalhes sobre os tres biotipos: ectomorfo endomorfo mesomorfo, confira o artigo na integra no site da BR da Nutrição.

 

Dieta Ectomorfo

A maioria dos ectomorfos tem dificuldade em ganhar peso e massa muscular. Eles são saciados muito rapidamente e, portanto, desnutridos ou, como regra, têm um metabolismo muito rápido desde o nascimento. As seguintes recomendações ajudarão a contornar isso:

 

  • não 3, mas 5-7 refeições por dia;
  • inclusão de gainers e shakes de proteína no cardápio mesmo entre lanches em dias sem treino;
  • lanche logo antes de dormir.

 

Um ectomorfo deve monitorar o conteúdo calórico diário do cardápio, não permitindo que seja subestimado, e enriquecê-lo com carnes gordurosas, laticínios com maior percentual de gordura, manteiga de amendoim, nozes, abacate.